
BRANDBOOK BY LIFT
Aqui você encontra as justificativas conceituais por trás da nossa marca e as informações técnicas para aplicar bem a identidade visual da Volta. Lá embaixo é possível baixar os arquivos em diversos formatos. Caso falte algo, não hesite em falar com a Lift Branding & Design.


Logotipo desenhado pessoalmente por Marco Antonio Volta em 1972, inspirado na genética veterinária bovina.
Fundada em 1972 por Marco Antonio Volta, a empresa foi batizada com o sobrenome da família e inicialmente se dedicava à tecnologia para reprodução bovina. Se posicionou como pioneira em criogenia e foi a primeira empresa a trazer para o Brasil os equipamentos da Chart MVE.

Logotipo atualizado por Lillian Vidigal em 2019, fazendo alusão à tecnologia criogênica de ponta.
Expandiu os negócios e se especializou em equipamentos e tecnologia criogênica de ponta.
Hoje a empresa é gerida pela segunda geração e se estendeu da área veterinária para pesquisa, medicina, reprodução humana, indústria e gastronomia.
HISTÓRIA
O novo logotipo da Volta posiciona a marca como líder no seu segmento, inserindo, porém destacando a empresa perante a concorrência e tornando-a preparada para crescer nos próximos anos.
Ao criar o novo logo da Volta, buscamos representar graficamente a visão e os valores da marca, bem como as características dos produtos que ela representa. Foi desenhada com respeito ao passado da empresa, mas voltada para o futuro. O símbolo é uma forma abstrata única, com volume, transparência e precisão. Tem presença, com leveza. Remete à tecnologia de ponta. É marcante e moderno. As letras evidenciam a objetividade, clareza, equilíbrio e elegância. O conjunto é harmônico e memorável. A identidade visual de todo o material de comunicação que venha a ser criado deve seguir esta linha estética.

CONCEITO
Foi escolhida como base para a Volta uma família tipográfica já clássica do modernismo: a Futura, criada em 1927 pelo designer alemão Paul Renner. Atemporal, de design limpo e geométrico e peso equilibrado: nem muito fina, nem muito pesada. Optamos por caixa-alta, para melhor harmonia do conjunto, e manipulamos sutilmente as formas de cada letra para torná-las ainda mais simples e coesas no conjunto, fazendo do logo algo único e marcante.
* Baixe o arquivo da família tipográfica clicando na imagem abaixo:
Futura Book ®
TIPOGRAFIA
As cores simbolizam o contraste de temperaturas: o laranja é uma cor quente, o azul é uma cor fria, e o violeta enfatiza a transição entre as duas. As temperaturas claramente contrastantes das cores refletem a tecnologia, segurança e transparência com que a Volta se propõe a resfriar materiais.
A cor laranja sempre esteve presente na identidade visual da Volta. Já A Chart e a MVE, marcas representadas com exclusividade pela Volta, têm seus logotipos em azul marinho. O preto sempre foi utilizado como auxiliar.
Na paleta de cores da nova identidade corporativa, mantivemos o laranja, trouxemos o azul para a marca e adicionamos o violeta na sobreposição das duas cores, trazendo transparência e volume através dos degradées. Para dar leveza, o preto foi clareado, se tornando cinza.
* Visualize o esquema cromático clicando nas cores abaixo:
CROMIA
O cone abstrato que foi criado como símbolo para a Volta é agudo, demonstrando a tecnologia de ponta. Representa a letra V, inicial do nome. A curva superior foi herdada do primeiro logotipo, que fazia alusão à pecuária. As cores simbolizam o contraste de temperaturas: o laranja é uma cor quente, o azul é uma cor fria, e o violeta enfatiza a transição entre as duas. O símbolo é colocado acima das letras, mostrando a leveza do Nitrogênio, e em movimento ascendente, voltado para o futuro da tecnologia criogênica.
No perfil de redes sociais e avatares em geral, usa-se somente o símbolo isolado.
O símbolo pode ser desmembrado da parte tipográfica do logo, desde que haja o logotipo completo em algum outro material, ou que esteja claro o nome da empresa.

SÍMBOLO
O símbolo da Volta foi colocado à direita da tipografia direcionando para o futuro, levemente elevado, trazendo leveza e um ar etéreo, e inclinado para frente, mostrando dinamismo, movimento e tecnologia.
As letras tem peso moderado e espaçamento arejado, o que traz leveza ao conjunto, sem prejudicar a presença marcante e memorável.
Símbolo e letras devem ser usados juntos e neste arranjo sempre que possível. Em casos onde não seja possível o uso de cores, pode-se usar a versão das letras sem o símbolo. E em algumas situações, como redes sociais, pode-se usar somente o símbolo, sem as letras.
Fica a critério do usuário utilizar a versão com ou sem a tagline "EQUIPAMENTOS CRIOGÊNICOS" .


CONJUNTO
Baixe aqui o logotipo da Volta, no formato que melhor se aplica à sua necessidade.
Certifique-se de seguir as instruções abaixo e, em caso de dúvida, entre em contato.
Formatos:
JPG: Arquivo Bitmap RGB de média-resolução para uso digital em tela: internet, apresentações, etc.
PNG*: Arquivo Bitmap RGB de alta-resolução para uso digital em tela, com fundo transparente.
PDF*: Arquivo Vetorial CMYK para uso em impressos e finalidades de alta-resolução.
Legendas:
T: Com tagline
S: Símbolo
PB: Preto-e-branco
DOWNLOADS
Certifique-se de seguir as instruções abaixo e, em caso de dúvida, entre em contato.
-
Não modificar as cores
-
Não distorcer as proporções
-
Não rotacionar, inclinar ou espelhar a marca
-
Manter uma área de respiro ao redor da marca, equivalente às dimensões do símbolo
-
O símbolo pode ser desmembrado do logotipo, desde que a marca esteja presente em outro lugar do material
-
Utilizar sempre arquivos com resolução adequada.
-
Aplicar sempre sobre fundo com contraste que ofereça boa leitura.
-
Em caso de dúvidas, entrar em contato com
ORIENTAÇÕES
Aqui você encontra artes-finais digitais prontas para produção das peças do enxoval da nova marca que já foram produzidas:
-
Cartões de visita
-
Assinaturas de e-mail
-
Adesivos para os botijões
-
Template de papel timbrado
-
Template de apresentação PPT
-
Template de ficha técnica dos produtos